Como Escolher uma Lâmpada LED

COMO ESCOLHER SUA LÂMPADA LED

  1. TENSÃO ( Volts ) : Verificar a tensão da lâmpada a ser substituída, ou a tensão do circuito elétrico alimentador. As tensões poderão ser 12V, 127V ou 220V. Na substituição de lâmpadas halógenas de 12V, o driver ( transformador) deverá ser substituído também , em função da menor amperagem das lâmpadas LEDS.
  2. BASES/SOQUETES: Verificar o tipo de soquete da lâmpada existente ou o apropriado para a base da peça de iluminação onde a lâmpada será instalada , conforme relação abaixo:
    BASE LÂMPADA
    GU4 JC 12V MR11 12V
    GU5.3 JCD , MR16 12V , JCDR, MR11
    G9 G9 HALOPIN
    GU10 MR11, MR16, Outras
    R7s J PALITO
    E27 Incandescente, Fluorescente Compacta, PAR, JDR, Outras
    E14 Incandescente ( 20 a 40W), Outras
    E40 MISTAS, VAPOR DE MERCÚRIO, METÁLICO
    BA15D AR48 e AR70
    G53 AR111
  3. FLUXO LUMINOSO (lúmens): Para manter o mesmo nível de iluminação do ambiente, devemos substituir as lâmpadas existentes por lâmpadas LEDS com o mesmo fluxo luminoso (lúmens) ou somar a quantidade de Lúmens emitidos por todas as lâmpadas existentes e instalar a quantidade de lâmpadas LEDS suficientes para alcançar o mesmo número.
    Abaixo segue o FLUXO LUMINOSO das principais lâmpadas, podendo ser confrontadas com o fluxo das lâmpadas LEDs, especificados no site, na descrição de cada produto.
    INCANDESCENTE 40W 480 LÚMENS
    INCANDESCENTE 60W 720 LÚMENS
    INCANDESCENTE 100W 1200 LÚMENS
    HALOGÊNEA 10W 150 LÚMENS
    HALOGÊNEA 35W 525 LÚMENS
    HALOGÊNEA 50W 750 LÚMENS
    FLUORESCENTES TUBULAR 40W 1600 LÚMENS
    FLUORESCENTE TUBULAR 20W 800 LÚMENS
    FLUORESCENTE COMPACTA 9W 450 LÚMENS
    FLUORESCENTE COMPACTA 15W 750 LÚMENS
    FLUORESCENTE COMPACTA 20W 1000 LÚMENS
  4. ÂNGULO DO FLUXO LUMINOSO: Devemos observar que cada lâmpada tem um ângulo de abertura que normalmente varia de 20 a 160 GRAUS. Para uma mesma Lâmpada, quanto menor o ângulo, menor será a abrangência do foco de luz e maior será a concentração da luz na área iluminada ( intensidade luminosa – candelas). Por outro lado, quanto maior o ângulo, maior será a abrangência do foco de luz, aumentando a área iluminada e diminuindo a concentração da luz na área iluminada.
    Desta maneira para ambientes com um 1 ponto de luz ou com razoável distancia entre pontos, temos que instalar lâmpadas com ângulo de abertura superiores a 70 graus. Para destacar objetos ou quadros, temos que instalar lâmpadas com pequeno ângulo de abertura.
    A distancia entre o ponto de luz e a área a ser iluminada (o chamado pé direito) , influencia na intensidade luminosa do local. Quanto maior o pé direito, maior será a área iluminada e menor a intensidade luminosa. Por outro lado quanto menor o pé direito, menor será a área iluminada e maior a intensidade luminosa do local.
    De maneira geral, as lâmpadas LED que possuem menor grau são as de LED comum, seguidas pelas lâmpadas SUPER LED, COB LED e por último (com maiores ângulos) as lâmpadas SMD LED. Qualquer lâmpada com lente ou bulbo foscos, terá o seu ângulo de abertura aumentado para um mínimo de 120 graus.Confira todos os ângulos nas especificações de cada produto no site.
  5. TEMPERATURA DE COR: A temperatura de cor da iluminação, pode alterar o efeito emocional e a fidelização de qualquer objeto exposto no ambiente iluminado. Escolher a temperatura de cor correta influencia positivamente no bem estar dos usuários, bem como valoriza o espaço como parte da arquitetura do local.
    Em geral as cores MORNAS estão entre 2700 a 3000K (Kelvin), as NEUTRAS de 3000 a 4000K e FRIAS acima de 4000K.
    As cores MORNAS são utilizadas para um ambiente intimo, exclusivo, aconchegante (salas, quartos, banheiros residenciais, restaurantes, lojas personalizadas, saguão de hotel, salas de espera, boutiques).
    As cores FRIAS, são utilizadas quando o ambiente deve ser formal, preciso, limpo ( cozinha, lavanderias, escritórios, fabricas, grandes varejos, hospitais ).
    As cores NEUTRAS ficam entre a morna e a fria, sendo utilizadas em geral em ambientes comerciais ou quando não se deseja errar na escolha da cor.
5-